segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Reflexões sobre o pensamento positivo…





Dia desses, uma grande amiga ligou para falar que estava muito feliz, pois finalmente, após sete anos sem um relacionamento fixo, encontrou uma pessoa para amar. “Pela primeira vez estou com um homem de verdade” – me disse ela – e ele veio exatamente como eu pedi. Para confirmar esta certeza, ela  tinha acabado de receber uma carta que escrevera há 6 meses, em um curso de auto-desenvolvimento onde, no final do trabalho, todos tinham que escrever sobre metas para o futuro e, no aspecto pessoal, ela escrevera sobre  o desejo de encontrar um amor, descrevera até as características que desejava encontrar nele. Esta carta ficou em poder dos coordenadores e, após seis meses, foi postada, chegando para ela neste momento.
Fiquei muito feliz, ela é merecedora de ser feliz, amar e ser amada, como todos nós somos.
Refletindo sobre o que lhe aconteceu, lembrei das inúmeras vezes em que conversamos sobre isso e, como muitas vezes ela me falou da frustração e do vazio dos encontros fortuitos. Ela estava cansada disso… Lembro de ouvi-la repetindo aquele velho chavão: “Os homens de hoje não querem nada com nada”. Talvez a maioria esteja deste lado, mas existe o outro lado: pessoas que buscam uma ligação verdadeira, homens e mulheres.
Você já ouviu esta frase na boca de alguém? Quem sabe você mesma não a pronunciou alguma vez? Quando repetimos uma frase como esta entre tantas outras frases negativas para a nossa vida, elas vão se cristalizando, reforçando uma crença negativa, uma crença de algo que não desejamos, mas que acabamos por criar em nossas vidas, e parece que só nos aparece homens ou mulheres que não querem nada com nada, reforçando mais ainda o que falamos.
Nesse ponto você pode me perguntar: “Então, é só prestar atenção no que desejo e repetir uma frase positiva ou escrever o que desejo para tudo mudar na minha vida?” Não é só isso. A afirmação positiva de algo que desejamos tem um poder incrível mas se, internamente, você não acreditar que é merecedor de coisas boas, que pode dar certo na vida, que pode ser feliz, nada vai acontecer.
Aqui quero fazer uma pausa: você já estudou matemática e suas equações, certamente deve lembrar dos sinais + e – e da sua interação: + com – = -, – com + = -, – com – = + e, + com + = +. O que isso tem a ver com o que estamos falando até agora? É só reparar que nos sinais contrários, o resultado da equação é sempre negativo e, nos sinais iguais, o resultado é sempre positivo.
Voltando ao nosso assunto, ao emitir uma frase positiva ou escrever o que desejo e, no meu íntimo, continuar acreditando e verbalizando o que não desejo, como na equação dos sinais, o resultado que vou obter será sempre negativo. O contrário, repetir uma frase positiva ou escrever e cuidar para que minha verbalização, minhas crenças estejam em sintonia com o meu desejo, trará um resultado será positivo.
Nada vai mudar em sua vida se você não se comprometer e se reformular, interna e externamente. E para isso acontecer, é preciso rever crenças e valores que nos foram passados, geração após geração e que vamos levando adiante como uma herança maldita, um círculo vicioso que nos traz o que não desejamos. Quer um exemplo? Já ouviu ou até mesmo emitiu esta frase: “Estou tão feliz que até tenho medo.” Medo por quê, de quê? Você aprendeu que não pode estar feliz porque algo de ruim pode lhe acontecer e não se coloca como merecedor de ser feliz! São várias frases deste tipo: “Mulher nasceu para sofrer”; “Ser mãe é padecer no paraíso” e por ai vai.
Questione estas frases prontas, preste atenção ao que reproduz como um chavão, eles contém uma chave que nos fala de crenças e valores que reproduzimos sem ter consciência do que estamos emitindo e trazendo para nossas vidas.
Em tempo, minha amiga tem hoje 50 anos e, após muitas cabeçadas, ela está compreendendo como funciona a linguagem dos sinais.
O processo de escrever o que deseja consiste numa técnica de visualização criativa . Este é um dos seus exercícios. Vou falar sobre isso na próxima semana, dando umas dicas de como trabalhar a seu favor e não contra você.
Para finalizar, quero deixar um trecho do discurso de posse de Nelson Mandela, líder africano que, após 27 anos na prisão, em 1994, foi eleito Presidente da África do Sul:
“Nosso medo mais profundo, não é de que sejamos inadequados.
Nosso medo mais profundo, é que sejamos poderosos demais.
É nossa luz, não nossa escuridão que mais nos assusta.
Nós nos perguntamos: “Quem sou eu para ser brilhante, alegre, talentoso, fabuloso?”
Na verdade, quem é você para não ser? Você é um filho de Deus. Fazer menos do que você pode não serve para o mundo. Não há nada de luminoso no fato de você se encolher para que outras pessoas se sintam inseguras com você. Nós nascemos para manifestar a glória de Deus que está dentro de nós. Ela está não só em alguns de nós, está em todos nós.
E a medida que deixamos nossa luz brilhar, nós inconscientemente damos permissão aos outros para fazerem o mesmo.
Á  medida que nós nos libertamos do nosso medo, nossa presença automaticamente liberta outros.”
Muita Luz para todos!
Márcia de Lucena Saracen

Nenhum comentário:

Postar um comentário